segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Literatura é forma e conteúdo ao mesmo tempo, é evidente! Mas uma reflexão breve em cima disso nos leva a enxergar que o conteúdo, antecedendo a forma, é, digamos, a matéria prima do fazer literário. Hoje, por exemplo, eu já não deixaria mais de mostrar as pequenas coisas que viesse a escrever por medo de não poder encaixá-las em uma estética. Penso que meus escritos são, antes de mais nada, o meu poder de sentir e observar as coisas. Certamente que minhas escolhas em termos de procedimento estético podem me aproximar mais de uma escola do que de outra, e tals, mas, antes de mais nada, o que grita é a necessidade de dizer, e não a maneira como deve ser dito. As duas coisas se encaixam só depois, aos poucos. Nessa medida, o fazer literário em sua plenitude se caracteriza sempre depois. Não que a forma cumpra papel secundário, mas aparece, de fato, apenas num segundo momento, seja na história ou no processo criativo de cada escritor.

Pra comu TEORIA DA LITERATURA, Tópico: Forma ou Conteúdo? (Forma: porque depois de Homero tudo já foi dito OU Conteúdo: porque escrevo pra registrar o que eu sinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário